Marina Silva denuncia inconstitucionalidade e vê risco de ‘demolição’ na Lei de Licenciamento Ambiental

O Congresso Nacional derrubou, na última quinta-feira (27), 52 vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental.
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

O Congresso Nacional derrubou, na última quinta-feira (27), 52 vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental.

Entre os dispositivos retomados pelos parlamentares está o licenciamento autodeclaratório para empreendimentos de médio porte, previsto na modalidade de Licença por Adesão e Compromisso (LAC).

O texto restabelecido permite que empreendimentos de pequeno e médio porte, com baixo ou médio potencial poluidor, possam adotar um processo simplificado de licenciamento ambiental, realizado por meio de adesão ou compromisso.

Congresso derruba vetos.
Congresso derruba vetos. Foto: Carlos Moura/Agência Senado.

Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministra” nesta sexta-feira (28), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, classificou a decisão dos parlamentares como uma “demolição”.

“Todas as tragédias evitadas não têm como ser contabilizadas; a gente só olha para aquelas que, infelizmente, não foram evitadas. Só que, a partir de agora, com essa demolição, elas serão potencializadas”, afirmou.

A ministra também recorreu à Constituição para embasar sua crítica. “É inconstitucional você passar por cima do artigo 225 da Constituição Federal, que diz que todos os cidadãos e cidadãs têm o direito a um ambiente saudável”, declarou.

 

Carregar Comentários