Em entrevista ao Grupo Norte de Comunicação, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, afirmou que 92% dos idosos brasileiros já foram vítimas de golpes digitais, principalmente por telefone e meios eletrônicos.
Segundo ele, a auditoria realizada pelo TCU constatou que “não existe uma prevenção por parte das empresas que praticamente utilizam toda a estrutura para a comunicação dos idosos”.
Para enfrentar o problema, o TCU firmou um acordo que orienta toda a estrutura de comunicação do país a adotar medidas de proteção. Nardes explicou que o objetivo é “alertar as pessoas para não terem essa situação dramática de receberem golpe”.
Ele também destacou que a situação tende a piorar devido ao envelhecimento da população brasileira, com mais de 50% dos cidadãos com 60 anos ou mais.
Governança pública como ferramenta de prevenção
O ministro destacou ainda a importância da governança pública para evitar desperdícios e irregularidades na administração pública. Autor de três livros sobre o tema, incluindo Governança Pública: o desafio do Brasil (2014), Nardes ressaltou que seu trabalho se estende a outros países da América Latina.
“Já conseguimos criar uma rede de governança na Argentina, já conseguimos fazer com que o Uruguai também tenha uma lei de governança. Estamos lançando o livro juntamente com o controle do México e Guatemala”, disse.
Segundo Nardes, a governança abrange áreas como gestão digital, capacitação de pessoas, governança organizacional e compras públicas, regulamentadas pela Lei 14.133.
“Tem que ter um planejamento permanente, tanto nas compras como também na organização da instituição, porque a governança é quem direciona. Se o líder comete equívocos, a sociedade paga essa conta”, alertou.
Eficiência e transparência no uso do dinheiro público
O ministro reforçou o papel do TCU em garantir que os recursos públicos sejam bem aplicados. “150 dias cada brasileiro trabalha para pagar impostos. Minha missão é fazer com que esse dinheiro seja bem utilizado e que traga resultado para a sociedade, tanto na prevenção de uma medicina como na entrega de uma boa estrada ou uma boa estrutura de segurança”, afirmou.
Atualmente, o TCU dispõe de indicadores de governança que permitem identificar áreas de risco em toda a administração pública, oferecendo subsídios para políticas mais eficientes e transparentes.