Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (19) revela a percepção da opinião pública sobre a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, feita pelo presidente Lula (PT).
De acordo com o levantamento, 30% dos entrevistados aprovam a indicação, enquanto 45% desaprovam. Outros 25% afirmaram não saber ou preferiram não responder.
O estudo também questionou se o presidente deve ter liberdade para indicar qualquer nome ao Supremo Tribunal Federal (STF). A maioria, 54%, respondeu que não, enquanto 41% se manifestaram favoráveis. Já 5% disseram não saber ou não opinaram.
Resistência
Apuração recente indica que aliados do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), avaliam que a indicação pode enfrentar um volume elevado de votos contrários, configurando um possível cenário de rejeição histórica.
Nesse processo, o presidente Lula (PT) afirmou não compreender “o porquê da polêmica” em torno da indicação.
“Sinceramente, eu não entendo o porquê da polêmica, não é o primeiro ministro que eu indico, eu já indiquei oito ministros. Eu simplesmente escolho uma pessoa, mando para o Senado, e o Senado, então, faz um julgamento para saber se a pessoa está qualificada ou não”, comentou Lula.