SET Norte 2025 em Manaus discute os rumos da tecnologia audiovisual no Brasil

O SET Norte 2025 é um encontro estratégico reunindo líderes e especialistas com foco em inovações, tendências para o audiovisual.
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

O futuro do mercado de mídia e entretenimento no Norte do Brasil começou a ser detalhado em Manaus. Nesta quinta-feira, 27 de novembro, o Quality Inn Manaus sediou o SET Norte 2025, um encontro estratégico que reuniu executivos, líderes e especialistas para debater as inovações, tendências e o caminho a ser trilhado pelo setor audiovisual.

O evento, com raízes que remontam a 1988, reafirma sua importância como um dos principais fóruns de atualização profissional e networking da região, focando em como a disrupção tecnológica está remodelando a maneira como o conteúdo é produzido e consumido.

O Foco nos Desafios da Conectividade e Infraestrutura

A programação do SET Norte 2025 abrangeu temas cruciais que impactam diretamente a evolução do setor. Os debates centraram-se em painéis sobre regulação, a expansão da conectividade, novos modelos de produção e infraestrutura e a busca por novos modelos de negócio sustentáveis.

Durante a abertura, que contou com Paulo Henrique Castro, presidente da SET e CEO da Mediatech Lab, e os representantes regionais Henrique Camargo (TV Encontro das Águas) e Eduardo Lopes (Rede Amazônica), o compromisso com a atualização tecnológica foi evidente. Camargo destacou que a SET representa “a melhor forma de nos atualizar” neste momento de intensa transformação.

O Insight Exclusivo da Região: O Público Ribeirinho

Um dos pontos mais relevantes e que confere um insight único ao encontro foi a discussão sobre a realidade da Amazônia. Eduardo Lopes trouxe à tona o grande desafio regional de garantir que a inovação chegue a todos, citando especificamente a dificuldade de acesso do público ribeirinho.

“Temos de imaginar como inovar na região, uma região que é muito difícil, que é o público ribeirinho. Hoje vamos discutir tecnologias que talvez não façam sentido ainda para o nosso público, o que queremos é levar informação e como engenheiros queremos usar a tecnologia para levar o melhor conteúdo ao nosso povo”, afirmou Lopes, destacando o papel fundamental da engenharia e da tecnologia a serviço da inclusão e da qualidade de conteúdo.

Paulo Henrique Castro reforçou o esforço da SET em garantir a distribuição eficiente de conteúdo em todas as plataformas. Ele mencionou as negociações com a Abrasat, visando “contribuir para que o conteúdo chegue da melhor forma ao telespectador, seja por ar, pelo satélite ou pela internet”. A afirmação sublinha a busca por soluções multicanais que assegurem a qualidade e o alcance da transmissão em um país de dimensões continentais.

Nilson Cordeiro, engenheiro de projetos do Grupo Norte de comunicação destacou. “A SET norte traz hoje o que é a pauta principal, a TV 3.0, e o Grupo Norte não poderia ficar de fora, tanto o marketing, quanto o comercial e a parte técnica porque através dele que a gente adquire conhecimento”.

Sobre a TV 3.0 Nilson destacou. “Nesse primeiro momento todas as Tvs estão na primeira fase, que é a do conhecimento, e o ministério das comunicações ainda está preparando a documentação para regulamentação da TV 3.0. Uma informação importante é o investimento muito alto, mas o ministério, o BNDES e o Governo Federal vão fazer um financiamento a juros baixos para a implatação para fazerem investimentos nesta nova tecnologia”.

Carregar Comentários