Papa Leão XIV mantém Cardeal Leonardo Steiner na direção da Arquidiocese de Manaus até 2027

Papa Leão XIV pede continuidade de Dom Leonardo Steiner e estende sua permanência na Arquidiocese de Manaus até 2027
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

O Papa Leão XIV pediu que o arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, permaneça por mais dois anos à frente da Arquidiocese.

A solicitação foi anunciada nesta sexta-feira (28), durante a reunião do clero realizada em Manaus, quando a carta oficial enviada pela Nunciatura Apostólica foi lida ao episcopado e ao presbitério local.

No início de novembro, ao atingir a idade de 75 anos, Dom Leonardo apresentou sua renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese, conforme estabelece o Código de Direito Canônico.

O documento orienta que todo bispo nesta condição entregue o pedido de renúncia ao Papa, que decidirá após avaliação do contexto:

“Roga-se ao Bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias”.

Papa aceita renúncia, mas solicita permanência

Em resposta, o Papa Leão XIV comunicou que aceita o pedido de renúncia, porém solicita que Dom Leonardo continue dirigindo a Arquidiocese por mais dois anos. A mensagem oficial afirma:

“O Santo Padre Leão XIV, na Audiência realizada em 15 de novembro de 2025, aceitou a renúncia de Vossa Eminência ao governo pastoral da Arquidiocese de Manaus, e ao mesmo tempo roga a Vossa Eminência que permaneça na direção da Arquidiocese por mais dois anos”.

O comunicado foi assinado pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, no dia 17 de novembro de 2025, e tornou-se público durante o encontro que reuniu bispos, padres e diáconos atuantes na Igreja de Manaus.

O anúncio repercutiu como sinal de continuidade na condução pastoral da arquidiocese.

A decisão do Papa garante estabilidade na condução dos trabalhos e projetos em desenvolvimento na Arquidiocese, reconhecida pela forte atuação em defesa da Amazônia e dos povos tradicionais.

Cardeal desde 2022, Dom Leonardo continua responsável por coordenar iniciativas pastorais, sociais e missionárias no território arquidiocesano.

Carregar Comentários