Lula rebate críticas à indicação de Messias ao STF: ‘não entendo o porquê da polêmica’

Na última terça-feira (2), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, suspendeu o calendário previsto para a sabatina do Advogado-Geral da União
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

O presidente Lula (PT) afirmou nesta quarta-feira (3) que não entende “o porquê da polêmica” em torno da indicação do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Sinceramente, eu não entendo o porquê da polêmica, não é o primeiro ministro que eu indico, eu já indiquei oito ministros. Eu simplesmente escolho uma pessoa, mando para o Senado, e o Senado, então, faz um julgamento para saber se a pessoa está qualificada ou não”, comentou Lula.

Na última terça-feira (2), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), suspendeu o calendário previsto para a sabatina de Jorge Messias.

Para assumir a cadeira no Supremo Tribunal Federal, o Advogado-Geral da União precisa ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter seu nome aprovado tanto no colegiado quanto no plenário da Casa, necessitando do voto favorável de 41 senadores.

Pressão

Uma recente apuração da CNN revelou que aliados de Davi Alcolumbre estimam cerca de 50 votos contrários à indicação de Messias, o que poderia resultar em uma rejeição histórica.

Apesar das baixas expectativas, há um indicativo positivo para Messias: o relator de sua indicação, senador Weverton Rocha (PDT-MA), já sinalizou parecer favorável.

*Com informações de Agência Brasil

Carregar Comentários