Em um apelo público, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu que os brasileiros tomem as ruas em defesa da “paz e soberania” do país vizinho, que, segundo ele, tem sido alvo de pressão dos Estados Unidos (EUA).
Misturando português com espanhol, o venezuelano agradeceu ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) por um boné enviado ao Palácio de Miraflores.
Para Maduro, o gesto simboliza a solidariedade entre os movimentos sociais dos dois países.
“Muito obrigado, Brasil, muito obrigado, MST. A vitória nos pertence. Viva a unidade do povo do Brasil, viva a unidade com o povo venezuelano. Povo do Brasil, saiam às ruas para apoiar a Venezuela em sua luta pela paz e soberania. Estou lhes dizendo toda a verdade: temos o direito à paz com soberania. Viva o Brasil”, disse.
As declarações ocorreram quase ao mesmo tempo em que os militares dos EUA anunciaram uma nova operação contra um barco no Pacífico Oriental, sob a justificativa de combater o tráfico de drogas.
Imagine
Recentemente, o presidente chegou a cantar Imagine, de John Lennon, durante um comício.
A canção convida os ouvintes a imaginar um mundo pacífico, sem materialismo, sem fronteiras entre países e sem divisões religiosas.