Nesta quarta-feira (10), o tempo segue instável em todo o Acre. A previsão indica predomínio de sol entre nuvens e ocorrência de chuvas a qualquer hora do dia, que podem ser fortes em pontos isolados do estado. O cenário mantém a sensação de abafamento e exige atenção da população, especialmente em áreas urbanas e regiões ribeirinhas.
Em Rio Branco, os volumes de chuva chamam a atenção. Apenas nos nove primeiros dias de dezembro, o acumulado já chegou a 169,0 milímetros, o que corresponde a 64,9% da média esperada para todo o mês, que é de 260,6 milímetros. Apesar dos altos índices registrados, a tendência é de redução na intensidade e na frequência das chuvas a partir de sexta-feira (12), quando elas devem se tornar mais passageiras e pontuais.
Leste e sul do estado
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo permanece instável e abafado, com alternância de sol e nuvens e chuvas rápidas, que podem ser intensas em algumas áreas. A probabilidade de precipitações fortes é considerada média.
A umidade relativa do ar varia entre 60% e 70% durante a tarde, alcançando índices elevados entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos sopram fracos a calmos, predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste.
Centro e oeste do Acre
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o padrão climático é semelhante, com tempo instável, calor e chuvas pontuais ao longo do dia. Também há média probabilidade de chuvas fortes em áreas isoladas.
A umidade mínima fica entre 55% e 65% à tarde, enquanto a máxima alcança entre 90% e 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos continuam fracos a calmos, predominando do norte, com variações de noroeste e nordeste.
O Portal O Tempo Aqui segue acompanhando a evolução das condições meteorológicas e reforça a importância de atenção redobrada durante períodos de chuva intensa, principalmente em locais sujeitos a alagamentos.
Veja as temperaturas:
– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 28 e 30ºC;
– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 28 e 30ºC;
– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 29 e 31ºC;
– Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, com mínimas entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 28 e 30ºC;
– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 22ºC e 24ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;
– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC;
– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC.