As forças de segurança do Distrito Federal (DF) vão acompanhar a caminhada organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O parlamentar saiu de Paracatu (MG) rumo a Brasília na última segunda-feira (19), percorrendo mais de 200 km, com previsão de chegada no domingo (25).
Como será o esquema de segurança
A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) informou que a Polícia Militar do DF (PMDF) passará a monitorar o grupo assim que ele entrar no território federal. O acompanhamento será feito com base no direito de manifestação, desde que o ato seja pacífico e dentro da lei. Até o momento, a caminhada é acompanhada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Para reforçar o controle, o trajeto será monitorado por câmeras e drones, com imagens enviadas em tempo real ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Representantes de órgãos locais e federais estarão no local para garantir decisões rápidas e coordenadas.
Trânsito e possíveis intervenções
Não há previsão de interdições totais de vias até o momento. Caso sejam necessárias intervenções pontuais no trânsito, elas serão temporárias e comunicadas com antecedência, para reduzir impactos na mobilidade e garantir a segurança viária.
Como se trata de uma operação estratégica e dinâmica, a SSP-DF não divulgou o número de policiais envolvidos. O efetivo será dimensionado conforme a análise de risco e poderá ser ajustado a qualquer momento.
Itens proibidos
Na manifestação marcada para domingo, a partir das 12h, na Praça do Cruzeiro, será proibido o porte de objetos que possam colocar em risco a integridade das pessoas, dos agentes de segurança ou do patrimônio público e privado. A fiscalização seguirá os protocolos e a legislação do DF.
Torre Palace
A mobilização ocorrerá no mesmo dia em que o Hotel Torre Palace, fechado desde 2013 e abandonado no centro de Brasília, será implodido. A demolição abrirá caminho para a construção de um novo hotel no local, após o imóvel ter sido adquirido por uma empresa privada no ano passado.