O prédio que marcou gerações transformou-se em lembrança em poucos segundos. No último domingo (25), Brasília se despediu de um de seus edifícios mais emblemáticos, o Torre Palace.
Por volta das 10h, o antigo hotel de luxo da capital foi implodido com o uso de cerca de 165 quilos de explosivos.
“Cheguei 9h, armamos uma cadeirinha e foi muito emocionante, meu coração acelerou, foi muito bacana, eu amei”, expressou a aposentada Maria das Graças Lima.
Inaugurado em 1963, o Torre Palace foi o primeiro hotel de luxo de Brasília. Localizado em um ponto privilegiado, com vista para o Eixo Monumental, o edifício recebeu autoridades, artistas e visitantes ilustres ao longo de sua história.
Após cerca de 40 anos de funcionamento, o prédio foi fechado e abandonado, tornando-se símbolo de degradação, disputas judiciais e insegurança. A implosão marca um momento histórico para a capital, que se despede de um ícone do passado para abrir espaço a um novo capítulo em sua paisagem urbana.
A comerciante Sônia Lopes falou sobre as emoções. “Eu chorei, me arrepiei, foi uma mistura de sentimentos, pela história que o hotel trouxe”, disse.
Com a implosão, chega ao fim um capítulo marcado por glórias, abandono e conflitos. O espaço agora se abre para a implantação de um novo projeto.
“A gente trabalha com muito cuidado, carinho. É um hotel realmente de luxo, então será preparado para ter condições de atender realmente o público de autoridades, executivos, com segurança, privacidade e discrição”, explicou o porta-voz do novo grupo detentor do empreendimento, Marcos Cumagai.