A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, informou nesta quinta-feira (9) que deixará o comando da Corte antes do previsto, antecipando sua saída para maio. Inicialmente, a magistrada permaneceria na função até o dia 3 de junho.
“Eu decidi, ao invés de deixar para o último dia de mandato, 3 de junho, a sucessão na Presidência deste Tribunal Superior Eleitoral, iniciar o procedimento para a eleição dos novos dirigentes da casa”, afirmou durante sessão da Corte.
A ministra Cármen Lúcia agendou para a próxima terça-feira (14) a eleição para a presidência e vice-presidência do TSE. Embora o processo seja formal, a expectativa é que os cargos sejam ocupados pelos ministros Kassio Nunes Marques e André Mendonça, respectivamente.
Após a votação, a atual presidente afirmou que irá alinhar com os sucessores o cronograma de transição e definir a data de posse, prevista para o próximo mês.
Segundo Cármen Lúcia, a antecipação da mudança na direção do TSE, assim como nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), evita impactos na condução do processo eleitoral. Ela ressaltou que trocas muito próximas ao período de votação podem prejudicar a estabilidade administrativa.
A ministra também destacou que novos dirigentes precisam estruturar suas equipes de confiança e estabelecer diretrizes para áreas estratégicas da gestão.
Cármen afirmou ainda que as eleições devem ser “sem atropelos e sem afobação para que o processo tenha curso regular transparente e seguro”.