Quando a Seleção Brasileira conquistou seu último título no principal torneio de seleções do planeta, em 2002, o celular mais desejado pelos brasileiros estava muito longe dos aparelhos atuais. Sem internet rápida, câmeras avançadas ou aplicativos, o lendário Nokia 3310, conhecido popularmente como “Nokia tijolão”, dominava o mercado e se transformava em um dos celulares mais icônicos da história.
Mais de duas décadas depois, o aparelho voltou aos holofotes por representar uma verdadeira viagem no tempo para quem acompanhou aquela conquista histórica da Seleção.
Como era o famoso Nokia tijolão?
Lançado em 2000, o Nokia 3310 rapidamente conquistou os consumidores por sua simplicidade, resistência e bateria considerada impressionante para a época. O modelo possuía tela monocromática, teclado físico e era utilizado basicamente para ligações e mensagens de texto (SMS).
O aparelho ganhou fama mundial pela durabilidade. Ao longo dos anos, surgiram milhares de memes e brincadeiras sobre sua suposta capacidade de sobreviver a quedas que destruiriam qualquer smartphone moderno.
O jogo da cobrinha virou febre
Uma das principais marcas do Nokia era o lendário Snake, conhecido no Brasil como “jogo da cobrinha”.
O passatempo se transformou em um fenômeno global e ajudou a popularizar os jogos em celulares muito antes da chegada de lojas de aplicativos e games online. Para milhões de brasileiros, foi o primeiro contato com jogos móveis.

Como era usar um celular em 2002?
Na época da conquista brasileira, os celulares tinham funções bastante limitadas.
Entre os recursos mais comuns estavam:
- Ligações telefônicas;
- Mensagens SMS;
- Agenda de contatos;
- Despertador;
- Calculadora;
- Jogos simples.
Câmeras ainda eram raridade, internet móvel praticamente não existia para a maioria dos usuários e aplicativos como WhatsApp, Instagram, TikTok e YouTube sequer haviam sido criados.
O mundo era completamente diferente
O Brasil campeão de 2002 viveu uma realidade tecnológica que parece distante para as novas gerações.
Naquele período:
- A internet discada ainda era comum;
- O Windows XP estava chegando ao mercado;
- O ICQ e o MSN dominavam as conversas online;
- Redes sociais modernas não existiam;
- Smartphones ainda não haviam sido inventados.
A maior parte das pessoas acessava a internet apenas em computadores de mesa, geralmente compartilhados por toda a família.
Por que o Nokia virou uma lenda?
O sucesso do aparelho foi tão grande que ele entrou para a lista dos celulares mais vendidos da história, com mais de 160 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo.
Além da resistência, o modelo ficou marcado pela bateria de longa duração, facilidade de uso e confiabilidade em uma época em que possuir um celular ainda era visto como um diferencial para grande parte da população.
O que mudou de lá para cá?
Se em 2002 o Nokia 3310 era o sonho de consumo dos brasileiros, hoje os smartphones concentram funções que antes exigiam dezenas de aparelhos diferentes.
Atualmente, um único celular permite:
- Assistir vídeos em alta definição;
- Fazer pagamentos;
- Trabalhar remotamente;
- Produzir conteúdo para redes sociais;
- Participar de reuniões online;
- Utilizar inteligência artificial.
A evolução mostra o tamanho da transformação tecnológica vivida desde a última conquista brasileira no torneio mundial.