Minas Gerais aposta em IA e muda forma de falar com o governo

Nova tecnologia simplifica o registro de manifestações na ouvidoria, agiliza atendimento e amplia o acesso do cidadão aos serviços
Redação NC News
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

Em um cenário em que a inteligência artificial vem ganhando espaço em diferentes áreas do cotidiano, de aplicativos no celular à automação de serviços, o setor público também começa a acelerar sua transformação digital. Em Minas Gerais, essa mudança agora chega com força total na forma como o cidadão se relaciona com o governo.

O Estado lançou, nesta segunda-feira (22), uma nova solução de inteligência artificial aplicada à Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais, a OGE/MG, com o objetivo de tornar o atendimento mais rápido, simples e acessível para a população.

A ferramenta passa a atuar em todas as etapas do atendimento das manifestações feitas pelos cidadãos, desde o primeiro contato até a triagem e encaminhamento das demandas. Na prática, isso significa que o sistema consegue acompanhar toda a jornada do usuário dentro da ouvidoria, reduzindo burocracias e facilitando o registro de informações.

Com a novidade, Minas Gerais se coloca entre os estados que mais avançam no uso de inteligência artificial aplicada ao serviço público. A proposta é aproximar ainda mais o cidadão do governo e eliminar barreiras que, muitas vezes, dificultam o acesso aos canais de participação social.

Agora, o usuário não precisa entender como funciona a estrutura do Estado ou identificar previamente qual setor é responsável pelo problema. A própria inteligência artificial conduz a conversa, interpreta o relato e orienta o cidadão durante todo o processo.

Segundo o governador Mateus Simões, a iniciativa representa um avanço importante na modernização da gestão pública.
“Com essa inovação, nós ampliamos o acesso à ouvidoria, tornando o atendimento mais ágil, qualificado, e ainda fortalecendo o uso das informações para aprimorar os serviços públicos. É a tecnologia a serviço do cidadão e da transparência de um governo cada vez mais eficiente e moderno”, afirmou.

A ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, também destacou o impacto da mudança na relação entre população e governo.

“Estamos utilizando a tecnologia para aproximar ainda mais o cidadão do Estado. A inteligência artificial torna o acesso à ouvidoria mais simples, inclusivo e confiável, além de contribuir para respostas mais rápidas e assertivas”, disse.

Além da experiência do usuário, o governo afirma que a tecnologia também traz ganhos internos. A expectativa é de mais agilidade na análise das manifestações, melhor organização das demandas e otimização dos recursos públicos.

Como o sistema funciona?

O cidadão acessa o portal da Ouvidoria-Geral do Estado e inicia uma conversa com a inteligência artificial em formato de chat.

A partir daí, o sistema:

  • Recebe e interpreta o relato do cidadão;
  • Identifica automaticamente o tipo de manifestação, como denúncia, reclamação, solicitação, sugestão ou elogio;
  • Solicita informações adicionais quando necessário;
  • Orienta o usuário sobre os próximos passos;
  • Organiza e qualifica os dados para encaminhamento correto;

Gera o protocolo de atendimento ao final do registro.

Todo o processo é guiado, o que reduz erros no preenchimento e melhora a qualidade das informações recebidas pela OGE/MG.

A Ouvidoria-Geral do Estado é o canal oficial de comunicação entre a população e o governo mineiro. É por meio dela que cidadãos enviam manifestações que ajudam a orientar e aprimorar políticas públicas em todo o estado.

Carregar Comentários