Os rodoviários da empresa Marechal encerraram na manhã desta segunda-feira (22) a paralisação que afetava o transporte público em várias regiões do Distrito Federal. Com a decisão da categoria, os ônibus já começaram a retornar gradualmente às linhas e trajetos habituais.
A greve teve início por volta das 4h e foi motivada pelo atraso no pagamento dos salários dos trabalhadores. O movimento impactou a circulação de coletivos que atendem aproximadamente 175 mil passageiros por dia nas regiões de Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Guará I, Guará II e parte do Park Way.
O fim da paralisação foi definido durante uma assembleia realizada na garagem da empresa, no P Sul, em Ceilândia, após a confirmação de que os salários haviam sido depositados pela concessionária.
Segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal, João de Oliveira, a categoria acreditava que os pagamentos seriam efetuados até o último sábado e não previa a necessidade de paralisação.
De acordo com o dirigente sindical, os ônibus começaram a deixar a garagem logo após a assembleia e passaram a retomar os percursos normalmente. Ele também pediu desculpas à população pelos transtornos causados pela interrupção do serviço.
A Marechal informou que o pagamento dos salários foi realizado às 6h30 desta segunda-feira, alegando que o atraso ocorreu devido a um problema no processamento da folha de pagamento.
A empresa afirmou que os recursos da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal foram repassados na última sexta-feira (19), mas só chegaram à conta da concessionária no sábado, data prevista para o adiantamento salarial. Como o dia caiu em um fim de semana, o processamento da folha teria sido concluído apenas no primeiro dia útil seguinte.
Em nota, a Marechal também lamentou os transtornos causados aos usuários do transporte público e informou que a operação está sendo normalizada ao longo do dia.
Maria Paula Meira