PF e Ibama destroem 29 dragas usadas em garimpo ilegal no Rio Madeira; Veja o vídeo

Ação da Operação Iracema atingiu estruturas usadas por garimpeiros ilegais e investiga financiadores do esquema que atua na Amazônia.
Redação NC News
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

Uma operação conjunta da Polícia Federal e do Ibama destruiu 29 dragas, embarcações e motores utilizados na extração ilegal de minério no Rio Madeira, em Rondônia. A ação faz parte da Operação Iracema, que busca desarticular organizações envolvidas no garimpo clandestino na região amazônica.

Segundo a Polícia Federal, os equipamentos eram empregados na exploração ilegal de minério em uma das bacias hidrográficas mais importantes da Amazônia. A destruição da estrutura faz parte da estratégia para impedir que os criminosos retomem rapidamente as atividades.

As investigações seguem em andamento para identificar os financiadores do esquema e responsabilizar todos os envolvidos na atividade ilegal.

De acordo com a PF, o garimpo clandestino provoca graves impactos ambientais, como o despejo de mercúrio e outras substâncias tóxicas nos rios, contaminando peixes, a fauna, a flora e colocando em risco a saúde de comunidades ribeirinhas que dependem dessas águas para alimentação e sobrevivência.

Além dos danos ambientais, a exploração ilegal compromete ecossistemas inteiros e representa uma ameaça permanente à preservação da Amazônia. Novas medidas judiciais e operacionais poderão ser adotadas ao longo das investigações.

Carregar Comentários