Comédia supera ‘Ainda Estou Aqui’ e expõe o que há de errado com o cinema brasileiro

Com 5,84 milhões de espectadores, “Minha Melhor Amiga” se torna o filme nacional mais visto desde 2019, mas o resultado também revela a dependência de fórmulas comerciais e a dificuldade de levar produções diferentes ao grande público.
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

O cinema brasileiro tem um novo campeão de bilheteria. “Minha Melhor Amiga”, comédia estrelada por Ingrid Guimarães e Mônica Martelli, alcançou 5,84 milhões de espectadores e ultrapassou “Ainda Estou Aqui”, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional. O resultado transformou a produção no filme nacional mais visto desde “Minha Mãe É uma Peça 3”, lançado em 2019. Uma conquista comercial impressionante, mas que também merece uma pergunta incômoda: por que o cinema brasileiro continua dependendo de fórmulas tão familiares para conseguir lotar suas salas?

Dirigido por Susana Garcia, o longa arrecadou aproximadamente R$ 104,9 milhões e superou os 5,72 milhões de ingressos vendidos pelo drama de Walter Salles. São números que confirmam a força da comédia nacional, especialmente quando associada a artistas conhecidos e campanhas de divulgação abrangentes.

O problema não está no sucesso de “Minha Melhor Amiga”. Está no fato de que, em pleno 2026, a indústria brasileira ainda parece encontrar enormes dificuldades para transformar outros tipos de produção em acontecimentos comerciais. Enquanto Hollywood enfrenta sua própria crise de criatividade, o Brasil corre o risco de comemorar uma vitória de bilheteria sem discutir as limitações do mercado que a tornou tão excepcional.

LEIA TAMBÉM

Glauber Rocha volta ao cinema em 6K, mas o Brasil ainda precisa redescobrir sua obra

O cinema brasileiro encontrou seu público ou apenas repetiu uma fórmula?

“Minha Melhor Amiga” acompanha duas mulheres de 50 anos que decidem viajar e redescobrir suas próprias vidas depois de enfrentarem problemas pessoais e profissionais.

A proposta reúne elementos conhecidos do cinema comercial: humor, identificação emocional, amizade feminina e protagonistas populares.

Nada disso representa um problema artístico por si só. Comédias podem ser excelentes filmes, assim como dramas premiados podem ser absolutamente insuportáveis. A questão é outra.

Ingrid Guimarães e Mônica Martelli já possuem trajetórias consolidadas no gênero. Susana Garcia dirigiu “Minha Mãe É uma Peça 3”, um dos maiores sucessos comerciais da história do cinema brasileiro.

Ou seja, estamos diante de uma combinação bastante segura de nomes, linguagem e público.

A indústria não precisou descobrir uma nova maneira de contar histórias. Precisou apenas reunir profissionais que já sabiam vender esse tipo de entretenimento.

O resultado foi excelente para a bilheteria, mas pouco surpreendente do ponto de vista comercial. E talvez seja justamente isso que me preocupa.

Quando um mercado depende excessivamente de fórmulas reconhecíveis para alcançar grandes audiências, existe o risco de transformar o sucesso em repetição.

Ingrid Guimarães estreia mais um comédia nos cinemas brasileiros | Foto: Reprodução

Superar um vencedor do Oscar não significa fazer um filme melhor

A comparação com “Ainda Estou Aqui” rende manchetes irresistíveis.

De um lado, uma comédia popular. Do outro, um drama histórico que conquistou o primeiro Oscar brasileiro de Melhor Filme Internacional.

A comédia vendeu mais ingressos. E daí? Bilheteria não é certificado de qualidade, assim como um prêmio internacional não torna uma obra automaticamente superior.

“Ainda Estou Aqui” aborda a violência da ditadura militar e a trajetória de Eunice Paiva. “Minha Melhor Amiga” aposta no humor e na identificação com experiências cotidianas.

São propostas diferentes, com objetivos diferentes.

Transformar a disputa por espectadores em uma competição sobre qual filme representa melhor o cinema brasileiro é uma maneira bastante superficial de analisar o setor.

O verdadeiro problema é que produções com linguagens menos comerciais frequentemente enfrentam dificuldades muito maiores para conseguir espaço nas salas.

Enquanto alguns títulos chegam ao mercado com milhares de sessões e campanhas publicitárias de grande alcance, outros desaparecem antes mesmo de encontrar seus espectadores.

Não se trata de exigir que o público assista a filmes por obrigação cultural.

Trata-se de reconhecer que ninguém pode escolher assistir a uma produção que sequer consegue encontrar em cartaz.

Ainda Estou Aqui foi o primeiro brasileiro vencedor do Oscar, mas também não foi o único | Foto: Reprodução

O público não rejeita o cinema nacional. Mas também não tem tantas opções quanto deveria

“Minha Melhor Amiga” estreou em 1.531 salas de 436 cidades brasileiras, uma operação de distribuição expressiva para uma produção nacional.

A presença ampla nos cinemas ajudou a transformar o filme em um acontecimento comercial.

Além disso, a Semana do Cinema, realizada em setembro, ofereceu ingressos promocionais a partir de R$ 10 e contribuiu para ampliar a circulação de espectadores.

O longa atraiu aproximadamente 1,23 milhão de pessoas durante quatro dias da campanha.

É um resultado que deveria provocar uma discussão séria sobre o preço dos ingressos e o acesso às salas.

Afinal, se milhões de brasileiros comparecem aos cinemas quando encontram preços mais acessíveis, talvez a dificuldade de público não possa ser explicada apenas por desinteresse cultural.

Existe uma diferença enorme entre não querer assistir a um filme e não conseguir pagar para assisti-lo.

Também existe uma diferença entre escolher uma comédia popular e simplesmente encontrar poucas alternativas disponíveis.

O sucesso de “Minha Melhor Amiga” confirma que o cinema nacional pode mobilizar grandes audiências.

Mas não resolve o problema de distribuição enfrentado por produções independentes, documentários, animações e filmes que não contam com artistas amplamente conhecidos.

Comédias brasileiras sempre foram as principais responsáveis por atrair público, mas Walter Salles e KMF nadam contra essa maré | Foto: Reprodução

Hollywood já sofre com a falta de criatividade. O Brasil não precisa copiar o problema

A indústria americana passou os últimos anos investindo em continuações, adaptações, universos compartilhados e propriedades intelectuais que oferecem alguma segurança comercial.

O resultado foi uma sucessão de produções que, frequentemente, parecem mais preocupadas em preservar marcas do que em apresentar boas histórias.

O cinema brasileiro possui características próprias, mas enfrenta uma tentação semelhante.

Quando uma fórmula funciona, a reação natural do mercado é reproduzi-la até que deixe de funcionar.

Comédias sobre relacionamentos, conflitos familiares e crises pessoais continuarão existindo, e não há nada de errado nisso.

O problema começa quando o sucesso desses filmes passa a ser interpretado como prova de que o público não deseja assistir a nada diferente.

É uma conclusão conveniente para quem prefere investir apenas no que já conhece.

Mas o cinema brasileiro possui uma diversidade criativa muito maior do que aquela normalmente representada por seus maiores sucessos comerciais.

Essa riqueza não deveria depender exclusivamente de festivais, editais ou circuitos alternativos para encontrar espectadores.

Uma indústria cinematográfica saudável precisa de filmes populares que sustentem o mercado, mas também de espaço para obras que desafiem suas convenções.

Sem essa diversidade, o cinema deixa de ser um ambiente de criação e passa a funcionar como uma linha de montagem.

Hollywood enfrenta desgaste de público por conta de reciclagens e continuações não requisitadas | Foto: Reprodução

O sucesso de Minha Melhor Amiga não deveria esconder o fracasso do mercado

Com quase seis milhões de espectadores, “Minha Melhor Amiga” conquistou um resultado que merece reconhecimento.

Mas seria um erro utilizar sua bilheteria como prova de que tudo está funcionando no cinema brasileiro.

Um mercado não pode ser considerado saudável apenas porque uma ou duas produções conseguem concentrar milhões de ingressos.

O verdadeiro indicador de desenvolvimento está na capacidade de sustentar diferentes filmes, gêneros, linguagens e públicos ao longo de todo o ano.

O Brasil possui cineastas talentosos, histórias relevantes e uma tradição cinematográfica reconhecida internacionalmente.

O que falta, muitas vezes, é transformar essa diversidade em acesso real.

O êxito comercial de uma comédia não deveria servir para justificar a concentração de investimentos em produções semelhantes.

Deveria demonstrar que existe público suficiente para construir uma indústria mais ampla.

“Ainda Estou Aqui” conquistou reconhecimento internacional. “Minha Melhor Amiga” conquistou uma audiência gigantesca dentro do país.

Ambos os resultados são importantes, mas nenhum deles resolve sozinho os problemas estruturais do cinema nacional.

A pergunta, portanto, não deveria ser por que uma comédia superou um vencedor do Oscar.

Deveria ser por que o Brasil ainda trata como acontecimentos extraordinários resultados que poderiam fazer parte de um mercado cinematográfico mais consistente.

Comemorar os 5,84 milhões de espectadores é justo.

Acreditar que esse número representa uma vitória definitiva do cinema brasileiro seria ingenuidade.

Porque uma indústria que só consegue celebrar seus poucos grandes sucessos talvez esteja deixando de enxergar todos os filmes que sequer tiveram a oportunidade de fracassar.

 

Carregar Comentários