Gazin Porto Velho abre 2 a 0, mas Rondoniense busca empate na estréia do Estadual

Locomotiva constrói vantagem com dois gols de Luan Viana, mas Periquito da Zona Leste reage no segundo tempo e garante um ponto no Aluízio Ferreira.
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

Na tarde de sábado (17), Gazin Porto Velho e Rondoniense empataram em 2 a 2 em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Rondoniense de Futebol de 2026, no Estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho. O confronto marcou o reencontro das duas equipes na elite do futebol rondoniense após três temporadas, período em que o Rondoniense ficou fora do profissional para focar nas categorias de base.

O Gazin Porto Velho entrou em campo com Digão; Lucas Bala, Athyla, Geovani e João Victor; França, Lagoa e Emerson Bacas; Ruan Costa, Rodney e Luan Viana, sob o comando do técnico Paulo Eduardo. Já o Rondoniense iniciou a partida com Marlon; Ismael, Edson Eduardo, Willian e Eduardo da Silva; Roberto, Álvaro e Erick Rosa; Mário, Diogo e Marcelo, escalação definida pelo técnico Eugênio Souza.

Após o apito inicial do árbitro Jonathan Antero, o Porto Velho tomou a iniciativa e passou a controlar as ações ofensivas. O domínio rapidamente se transformou em gol. Logo aos 4 minutos, Lucas Bala cruzou pela direita e Luan Viana apareceu bem posicionado para empurrar a bola para o fundo das redes, abrindo o placar para a Locomotiva.

Com a vantagem, o Porto Velho manteve o controle da partida até cerca dos 25 minutos do primeiro tempo. A partir daí, o Rondoniense reagiu, criando boas oportunidades e levando perigo ao gol defendido por Digão, que precisou trabalhar em duas finalizações perigosas de Diogo e Marcelo. Mesmo assim, a primeira etapa terminou com vantagem do time da casa.

As duas equipes voltaram do intervalo sem alterações, e novamente o Porto Velho começou melhor. Logo aos 5 minutos do segundo tempo, Emerson Bacas sofreu falta próxima à grande área. Na cobrança, o camisa 10 acertou a trave direita do goleiro Marlon, que já estava batido no lance. Atento à jogada, Luan Viana aproveitou o rebote e marcou o segundo gol da partida.

Além de ampliar o placar, o gol teve um significado especial: foi o 21º gol de Luan Viana com a camisa do Porto Velho, igualando Emerson Bacas na artilharia histórica do clube. Sentindo o impacto, o técnico Eugênio Souza promoveu a entrada de Rafael no lugar de Mário. Do outro lado, Paulo Eduardo respondeu com as entradas de Anderson Silva e Rennã, substituindo Luan Viana e Geovani, respectivamente.

A reação do Rondoniense começou a se desenhar aos 16 minutos. Após cobrança de falta de Rafael, Digão saiu para disputar a bola com Marcelo e Edson Eduardo, e quem levou a melhor foi Edson, que desviou para o fundo das redes, diminuindo o placar para 2 a 1.

O gol animou o Periquito da Zona Leste, e Eugênio Souza voltou a mexer no time, promovendo as entradas de Samuel Pica-Pau, João Pedro, Mateus Botelho e Gustavo nos lugares de Roberto, Álvaro, Ismael e Diogo. As mudanças surtiram efeito.

Aos 26 minutos, após jogada pelo lado esquerdo do ataque do Rondoniense, a bola foi cruzada na área e, após um corte incompleto da defesa do Porto Velho, Mateus Botelho apareceu para finalizar e mandar a bola para o fundo das redes, surpreendendo Digão no contrapé e decretando o empate em 2 a 2.

A partir dos 30 minutos, as duas equipes passaram a buscar o terceiro gol, criando chances claras para vencer a partida. No entanto, o placar não voltou a ser alterado, e o duelo terminou empatado no Aluízio Ferreira.

Ao fim da partida, Luan Viana foi eleito o craque do jogo pela Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER), recebendo o troféu pelo desempenho e pelos dois gols marcados. Os jogadores do Gazin Porto Velho deixaram o gramado visivelmente chateados com o resultado, enquanto o Rondoniense celebrou o ponto conquistado e agradeceu o apoio da torcida, marcando seu retorno à elite estadual após ausência desde 2023.

Porto Velho e Rondoniense somam um ponto cada e ocupam a parte intermediária da tabela, atrás dos líderes Barcelona de Rondônia e Ji-Paraná Futebol Clube. As equipes voltam a campo na segunda rodada, em rodada dupla no Estádio Aluízio Ferreira. Na quarta-feira (21), o Gazin Porto Velho enfrenta o Barcelona de Rondônia, às 15h30. No mesmo dia e local, o Rondoniense encara o Sport Club Genus, às 20h.

Carregar Comentários