O ex-governador de Mato Grosso do Sul Marcelo Miranda Soares morreu nesta terça-feira (23), aos 87 anos, em Campo Grande. A informação foi confirmada pela família. O político estava internado havia cerca de 20 dias em um hospital da capital sul-mato-grossense para tratamento de pneumonia e enfrentava também problemas cardíacos e renais. Segundo familiares, ele morreu após falência múltipla dos órgãos.
Marcelo Miranda foi uma das figuras mais importantes da história política de Mato Grosso do Sul. Ele ocupou cargos de destaque ao longo de décadas de vida pública, incluindo os de prefeito de Campo Grande, senador da República e governador do estado em dois períodos distintos.
Trajetória política
Natural de Uberaba, em Minas Gerais, Marcelo Miranda nasceu em 1º de dezembro de 1938. Formado em Engenharia Civil, mudou-se para a região que hoje integra Mato Grosso do Sul para trabalhar em importantes obras de infraestrutura, incluindo a construção da Usina Hidrelétrica de Jupiá. Posteriormente, atuou em projetos rodoviários que contribuíram para o desenvolvimento do estado.
Sua carreira política ganhou projeção em 1976, quando foi eleito prefeito de Campo Grande. Poucos anos depois, em 1979, tornou-se o segundo governador da história de Mato Grosso do Sul, após ser nomeado para o cargo durante o período do regime militar.
Em 1982, foi eleito senador da República. Já em 1986, voltou ao comando do Executivo estadual, desta vez por meio do voto popular, governando Mato Grosso do Sul entre 1987 e 1991.
Luto oficial
Após a confirmação da morte, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, decretou luto oficial de três dias em todo o estado. Em nota, Riedel destacou a contribuição de Marcelo Miranda para o desenvolvimento sul-mato-grossense e classificou sua trajetória como um legado importante para a história local.
Diversas autoridades, lideranças políticas e representantes da sociedade civil manifestaram pesar pela morte do ex-governador. Mensagens de solidariedade também foram divulgadas por ex-governadores, parlamentares e instituições públicas.
Legado
Marcelo Miranda participou ativamente da consolidação administrativa e política de Mato Grosso do Sul nos primeiros anos após a criação do estado, em 1979. Sua atuação esteve ligada à expansão da infraestrutura, ao fortalecimento institucional e à organização da máquina pública em um período considerado decisivo para a formação da nova unidade da federação.
Além da carreira política, também teve atuação como engenheiro, pecuarista e gestor público. Ao longo de sua trajetória, tornou-se uma das personalidades mais influentes da história política sul-mato-grossense.
Informações sobre velório e sepultamento não haviam sido divulgadas pela família até a última atualização desta reportagem.