Uma operação conjunta da Polícia Federal e do Ibama destruiu 29 dragas, embarcações e motores utilizados na extração ilegal de minério no Rio Madeira, em Rondônia. A ação faz parte da Operação Iracema, que busca desarticular organizações envolvidas no garimpo clandestino na região amazônica.
Segundo a Polícia Federal, os equipamentos eram empregados na exploração ilegal de minério em uma das bacias hidrográficas mais importantes da Amazônia. A destruição da estrutura faz parte da estratégia para impedir que os criminosos retomem rapidamente as atividades.
As investigações seguem em andamento para identificar os financiadores do esquema e responsabilizar todos os envolvidos na atividade ilegal.
De acordo com a PF, o garimpo clandestino provoca graves impactos ambientais, como o despejo de mercúrio e outras substâncias tóxicas nos rios, contaminando peixes, a fauna, a flora e colocando em risco a saúde de comunidades ribeirinhas que dependem dessas águas para alimentação e sobrevivência.
Além dos danos ambientais, a exploração ilegal compromete ecossistemas inteiros e representa uma ameaça permanente à preservação da Amazônia. Novas medidas judiciais e operacionais poderão ser adotadas ao longo das investigações.