Neste domingo (30), estudantes de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, farão o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
Apesar das datas diferenciadas nesses municípios, todos os procedimentos, orientações e regras seguem os mesmos padrões da aplicação regular. As provas foram remarcadas para 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da COP 30.
No primeiro dia de exame, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com início das provas às 13h30 e término às 19h, seguindo o horário de Brasília (DF). Os candidatos responderão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de produzir a redação.
Expansão do Enem
Em coletiva recente, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou novidades para o Enem 2026. O Inep estuda a possibilidade de aplicar a prova em países do Mercosul, incluindo Buenos Aires, Montevidéu e Assunção, com a prova em português.
“Solicitei ao Palácio e ao Inep que façam uma avaliação da aplicação do Enem nos países do Mercosul, para analisar a viabilidade de implementarmos a prova já em 2026 nesses locais”, afirmou o ministro.
*Com informações de Agência Gov