Faixa de pedestre de Brasília faz 29 anos com queda de 70% nas mortes

Atualmente, são mais de 4,4 mil sinalizações espalhadas pela capital, refletindo um trabalho contínuo de educação no trânsito
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

Um dos maiores símbolos de respeito no trânsito brasileiro, a faixa de pedestre de Brasília completa 29 anos nesta quarta-feira (1º) com comemoração, ações educativas e reconhecimento pelo impacto na preservação de vidas. A data é celebrada na tradicional quadra 308 Sul, onde a primeira faixa foi implantada em 1997.

Considerada patrimônio imaterial do Distrito Federal, a faixa se consolidou como um exemplo nacional de disciplina e respeito. Atualmente, são mais de 4,4 mil sinalizações espalhadas pela capital, refletindo um trabalho contínuo de educação no trânsito.

De acordo com o tenente-coronel Rodrigo Campos, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), os resultados ao longo das décadas são expressivos. Desde a implantação do projeto, houve redução superior a 70% nas mortes por atropelamento, mesmo com o crescimento de mais de 260% da frota de veículos.

“Isso prova que a consciência coletiva da sociedade realmente salva vidas”, afirma.

O modelo adotado em Brasília vai além da sinalização viária e se baseia na construção de uma cultura de respeito. A prática de parar para o pedestre tornou-se parte do cotidiano da população e passou a ser referência para outras cidades do país.

Ao completar quase três décadas, a faixa de pedestre segue como um marco da identidade brasiliense e um exemplo de que educação, fiscalização e engajamento coletivo podem transformar a realidade no trânsito.

Carregar Comentários