O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, foi agraciado na noite de segunda-feira (6) com o Colar de Honra ao Mérito, durante sessão solene realizada no plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), localizada na Zona Sul da capital.
A cerimônia contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), além de autoridades dos Três Poderes do estado, e incluiu apresentações de caráter religioso.
O evento teve início por volta das 20h30 e foi conduzido pelo presidente da Alesp, deputado estadual André do Prado (PL). A homenagem foi proposta pelo deputado estadual e pastor evangélico Oséias de Madureira (PL).
Também marcaram presença o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), desembargador Francisco Eduardo Loureiro, além de deputados estaduais como Cezinha de Madureira (PSD) e Oséias de Madureira (PSD), bem como parlamentares federais e outros convidados.
“Obrigado por dedicarem o tempo precioso de vocês comigo. É um motivo de muita honra e de muita alegria. Vocês nos presenteiam com tudo isso. Diante dessa cerimônia, que devo agradecer, sinto a responsabilidade de comprometer, me responsabilizar com essa generosidade, fazer alguns compromissos públicos para que de fato eu faça jus a essas homenagens”, afirmou.
A entrega do colar é considerada uma das maiores distinções concedidas pelo Legislativo paulista, destinada a personalidades que, conforme a Assembleia, contribuíram de forma significativa para o estado.
Na solenidade, autoridades ressaltaram a carreira de André Mendonça, que atuou como advogado-geral da União, foi ministro da Justiça e integra o STF desde 2021. O ministro recebeu a honraria sob aplausos e posou para fotos ao lado do governador e do prefeito.