As operações de pouso e decolagem nos aeroportos de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, e no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foram retomadas após uma suspensão temporária registrada na manhã desta quinta-feira (9), causada por uma falha no sistema de controle do tráfego aéreo na região.
De acordo com a Aena, concessionária responsável por Congonhas, as atividades ficaram paralisadas entre 8h58 e 10h09.
Apesar da retomada, os voos ainda passam por processo de normalização, com registros de atrasos e cancelamentos nos dois terminais. O problema também afetou o Aeroporto do Campo de Marte, na Zona Norte da capital, e levou aeronaves com destino a Congonhas e Guarulhos a retornarem aos aeroportos de origem.
Procurada, a Força Aérea Brasileira, responsável pela gestão do tráfego aéreo no país, ainda não informou as causas da falha.
A Aena, concessionária de Congonhas, afirmou que o aeroporto já opera normalmente e orientou que esclarecimentos sobre o ocorrido sejam solicitados diretamente à Força Aérea. A empresa acrescentou que está adotando medidas para reduzir os impactos causados pela paralisação.
Já a GRU Airport, administradora do Aeroporto de Guarulhos, informou que a interrupção foi provocada por uma falha geral no controle de tráfego aéreo na região de São Paulo (TMA-SP), sem relação com problemas internos no terminal.
Informações preliminares indicam que um incêndio atingiu o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste, órgão responsável pelo monitoramento do tráfego aéreo. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência.
*Com informações de g1