Famílias de Porto Velho que apresentam pendências no Cadastro Único devem atualizar suas informações para evitar a suspensão de benefícios sociais. O alerta é direcionado principalmente aos inscritos como família unipessoal, modalidade composta por apenas uma pessoa, que passará por novas regras de atendimento a partir de março de 2026, conforme determinação do Ministério do Desenvolvimento Social.
De acordo com a gestão municipal, todas as famílias com dados desatualizados precisam procurar a Gerência de Atendimento ou o CRAS mais próximo para regularizar a situação. A recomendação é válida tanto para quem precisa realizar um novo cadastro quanto para quem já está inscrito no sistema, mas ainda não passou por atualização recente.
Com a mudança prevista para 2026, famílias unipessoais só poderão efetuar novos cadastros ou atualizações após uma visita técnica das equipes do CRAS. A medida tem como objetivo reforçar o processo de verificação e reduzir possíveis inconsistências nos registros.
As equipes de assistência social seguem com cronograma de atendimentos nas comunidades. Na próxima semana, os serviços serão realizados no polo do distrito de União Bandeirantes. Já no dia 22, os técnicos devem se deslocar para as comunidades do Baixo Madeira, dando continuidade ao processo de regularização.
Somente neste ano, mais de 1.800 novos cadastros ou atualizações foram efetuados no município. Atualmente, cerca de 260 mil famílias de Porto Velho constam no Cadastro Único, embora nem todas estejam em situação de vulnerabilidade, já que parte dos registros é utilizada apenas para fins documentais.
Confira a matéria: