Glauber Rocha volta ao cinema em 6K, mas o Brasil ainda precisa redescobrir sua obra

Filmado na Espanha durante a ditadura militar, Cabeças Cortadas será restaurado para 2027 e resgata uma fase experimental de um dos maiores nomes do Cinema Novo.
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

O cinema brasileiro tem uma relação curiosa com a própria história. Ao mesmo tempo em que celebramos nossos grandes diretores, uma parcela considerável de suas obras permanece distante do público, seja pela dificuldade de acesso, seja pelo desaparecimento gradual dos materiais originais.

É nesse contexto que “Cabeças Cortadas”, filme de Glauber Rocha lançado em 1970, volta a ganhar atenção. Rodado na Espanha, durante um dos períodos mais experimentais da carreira do cineasta, o longa está passando por um processo de restauração que envolve a digitalização de seus materiais em resolução 6K.

A previsão é que a nova versão seja apresentada em 2027, com imagem e som restaurados em 4K. O projeto reúne a Escola de Cinematografia e do Audiovisual da Comunidade de Madri (ECAM), a Video Mercury Films e a plataforma FlixOlé. Mais do que recuperar um filme antigo, a iniciativa devolve visibilidade a uma produção que passou décadas com circulação limitada e que representa uma das experiências mais radicais de Glauber fora do Brasil.

LEIA TAMBÉM

Homem-Aranha: Um Novo Dia tem como maior vilão a própria Marvel

O cinema de Glauber nunca quis ser confortável

Para compreender a importância dessa restauração, primeiro precisamos entender o que Glauber Rocha pretendia fazer com o cinema. Quando o Cinema Novo ganhou força na década de 1960, o Brasil ainda buscava uma linguagem cinematográfica capaz de representar seus próprios algozes sociais, sem depender exclusivamente das fórmulas narrativas importadas de Hollywood.

Glauber não estava interessado apenas em contar histórias sobre o Brasil. Seu cinema procurava traduzir a violência, a desigualdade, as disputas de poder e os conflitos sociais através da própria imagem. Em “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de 1964, o sertão se transforma em um território de conflitos religiosos e políticos. Já em “Terra em Transe”, de 1967, a crise de um país fictício serve como ponto de partida para uma reflexão sobre as contradições do poder.

Terra em Transe (1967), com Jardel Filho e Paulo Autran e dirigido por Glauber Rocha | Foto: Reprodução

O que torna “Cabeças Cortadas” particularmente interessante é que Glauber leva essa experimentação para fora do território brasileiro. O filme não procura representar uma sociedade específica, mas construir uma alegoria sobre o autoritarismo, aproximando a história política da América Latina das ditaduras europeias.

A escolha da Espanha não foi um detalhe. O país ainda vivia sob o regime de Francisco Franco, enquanto o Brasil enfrentava a ditadura militar iniciada em 1964. Glauber encontrou naquele ambiente a possibilidade de desenvolver uma obra que dialogasse com diferentes experiências autoritárias, sem precisar reproduzir literalmente os acontecimentos de nenhum desses países.

O resultado foi um cinema que não se preocupava em oferecer respostas simples ao espectador. E talvez seja justamente por isso que “Cabeças Cortadas” continue sendo uma obra tão difícil de enquadrar e digerir.

Cabeças Cortadas nasceu de auto-exílio de Glauber, na Europa | Foto: Reprodução

Um ditador, um castelo e o delírio do poder

Em “Cabeças Cortadas”, acompanhamos Díaz II, um ditador interpretado pelo espanhol Francisco Rabal. Isolado em um castelo, o personagem parece existir em uma realidade construída a partir de suas próprias lembranças, ambições e delírios. Seu poder já não corresponde necessariamente ao mundo ao redor, mas continua existindo dentro de sua imaginação.

O filme utiliza personagens simbólicos, encenações teatrais e situações aparentemente desconectadas para representar a decadência de uma autoridade que não consegue reconhecer o próprio fim. Em determinado momento, Díaz II conversa ao telefone e relembra feitos extraordinários, como se ainda fosse capaz de controlar acontecimentos muito maiores do que ele.

É uma construção bastante diferente daquela encontrada no cinema comercial. Não existe uma preocupação constante em explicar cada acontecimento ou conduzir o público por uma sequência tradicional de conflitos e resoluções. Glauber prefere transformar o comportamento do personagem em uma representação visual do próprio autoritarismo.

Essa escolha também ajuda a compreender a recepção dividida do longa. Para quem espera uma narrativa convencional, “Cabeças Cortadas” pode parecer confuso, excessivamente simbólico ou até desconexo. Mas a proposta de Glauber passa justamente pela recusa dessa organização narrativa.

O diretor compreendia o cinema como uma linguagem capaz de se aproximar da poesia, da música e das artes plásticas. Dessa forma, as imagens não precisariam existir apenas para explicar uma história. Elas poderiam provocar sensações, estabelecer associações e produzir significados diferentes conforme a interpretação de cada espectador.

“Cabeças Cortadas” faz alusão ao pensamento grego representado por estátuas, onde na cabeça está a criação de tudo, da razão e a loucura | Foto: Reprodução

Por que restaurar um filme em 6K?

Se o cinema de Glauber se apoiava tão intensamente na construção das imagens, a qualidade dos materiais preservados se torna fundamental para compreender suas escolhas artísticas. E é justamente nesse ponto que a tecnologia passa a desempenhar um papel importante.

O processo de restauração de “Cabeças Cortadas” envolve materiais originalmente registrados em película de 35 milímetros. A digitalização em 6K permite capturar uma quantidade elevada de detalhes dos fotogramas, oferecendo aos restauradores maior precisão para recuperar características visuais prejudicadas pela passagem do tempo.

Os materiais foram submetidos a procedimentos de preparação e escaneamento, seguidos por etapas de tratamento digital destinadas à correção de sujeiras, riscos, instabilidades e alterações de cor. O som também integra o trabalho de recuperação.

É importante compreender que digitalizar um filme antigo não significa simplesmente aplicar filtros para que ele pareça uma produção contemporânea. Uma restauração precisa considerar as características do material original, respeitando a fotografia, a textura da película e as escolhas feitas durante a produção.

Por isso, embora os materiais tenham sido digitalizados em 6K, a versão final anunciada será em 4K. A resolução superior utilizada no escaneamento oferece mais informações para o trabalho de recuperação, enquanto a cópia restaurada poderá circular em formatos digitais compatíveis com os meios atuais de exibição.

Na prática, a tecnologia não está sendo utilizada para modernizar a estética de Glauber, mas para permitir que ela seja observada novamente com maior fidelidade.

O problema nunca foi apenas a conservação dos filmes

A restauração também abre espaço para uma discussão que ultrapassa os laboratórios cinematográficos. Preservar uma obra e garantir que ela seja conhecida são desafios diferentes, embora igualmente importantes.

O cinema brasileiro possui uma história de reconhecimento internacional, mas parte de sua produção continua pouco acessível para o público que deveria conhecê-la. Filmes considerados fundamentais por pesquisadores e críticos nem sempre encontram espaço nos serviços de streaming, nas salas comerciais ou mesmo em iniciativas de formação audiovisual.

Isso não significa que toda obra histórica precise conquistar popularidade imediata. O problema aparece quando a dificuldade de acesso impede que o público tenha a oportunidade de formar sua própria opinião sobre esses filmes.

“Deus e o Diabo na Terra do Sol” também passou por processo de restauração e é considerado uma das principais obras audiovisuais brasileiras | Foto: Reprodução

No caso de Glauber, essa questão se torna ainda mais significativa. Seu trabalho influenciou a maneira como o cinema brasileiro passou a discutir política, identidade e linguagem audiovisual. Entretanto, conhecer o nome do diretor não significa necessariamente conhecer sua filmografia, especialmente as produções realizadas fora do Brasil.

“Cabeças Cortadas” pertence justamente a essa fase internacional, desenvolvida em um momento de intensa experimentação artística. Depois do reconhecimento conquistado em Cannes com “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, Glauber passou a trabalhar em projetos que ampliavam suas reflexões para além da realidade brasileira.

O filme espanhol se conecta a esse movimento, assim como “O Leão de Sete Cabeças”, realizado na África. São obras que permitem observar um diretor interessado em estabelecer relações entre diferentes experiências históricas, políticas e culturais.

Recuperar esses trabalhos significa ampliar o acesso a uma dimensão de sua carreira que frequentemente fica em segundo plano diante dos títulos mais conhecidos.

O longa aborda a resistência de países africanos ao colonialismo europeu e americano | Foto: Reprodução

O que acontece agora com Cabeças Cortadas?

A previsão dos responsáveis pela restauração é apresentar a nova versão de “Cabeças Cortadas” em 2027, 57 anos depois de seu lançamento original. Ainda não há confirmação de uma data específica de estreia ou de um calendário de exibições no Brasil.

O projeto também inclui a divulgação de materiais históricos e registros de bastidores, permitindo que o público conheça melhor as condições em que a produção foi realizada. Esse trabalho documental é importante porque ajuda a reconstruir não apenas o resultado final, mas o processo criativo de Glauber.

O cineasta morreu em 1981, aos 42 anos, deixando uma filmografia que continua sendo estudada, discutida e reinterpretada. Sua influência não depende de uma unanimidade crítica, muito menos da obrigação de que todos os espectadores apreciem sua linguagem. A relevância de sua obra também está na capacidade de provocar discussões sobre o que o cinema pode representar e como uma história pode ser contada.

Talvez essa seja a principal contribuição da restauração de “Cabeças Cortadas”. Não se trata apenas de recuperar a imagem de um filme produzido há mais de meio século, mas de criar condições para que ele volte a ser assistido, questionado e interpretado.

Afinal, de pouco adianta preservar a história do cinema se ela permanecer inacessível às gerações que poderiam redescobri-la. A tecnologia pode devolver qualidade às imagens de Glauber Rocha. O próximo desafio será devolver essas imagens ao público.

Carregar Comentários