Uma pesquisa do instituto Real Time Big Data, divulgada nesta terça-feira (9), indica que a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), lidera as intenções de voto para uma eventual disputa ao governo local em 2026.
Na corrida pelo Senado, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador Ibaneis Rocha (MDB) aparecem como principais candidatos às duas cadeiras que estarão em disputa.
Governo do DF
No primeiro cenário, Celina Leão registra 40% das intenções de voto, seguida por José Roberto Arruda (sem partido) com 21% e Leandro Grass (PT), presidente do Iphan, com 13%. Ricardo Capelli (PSB) e a deputada distrital Paula Belmonte (PSDB) aparecem empatados com 6%.
No segundo cenário, a vice-governadora sobe para 50%, com Grass em segundo lugar, com 16%, enquanto Capelli e Paula Belmonte mantêm empate, subindo para 7%.
Disputa pelo Senado
A pesquisa apresenta diferentes cenários para o Senado, que terá duas cadeiras em disputa:
Primeiro cenário: Michelle Bolsonaro lidera com 28%, seguida por Ibaneis Rocha com 21%. Leila do Vôlei (PDT) tem 16%, Erica Kokay (PT) 14% e Sebastião Coelho (Novo) 6%.
Segundo cenário (sem Michelle): Ibaneis assume a liderança com 24%, seguido por Leila do Vôlei e Bia Kicis (PL), ambos com 18%. Kokay soma 15% e Coelho 8%.
Terceiro cenário: Michelle retorna à liderança com 23%, contra 19% de Ibaneis. Leila do Vôlei atinge 15%, Kokay e Leandro Grass empatam com 10%, Izalci Lucas (PL) e Paulo Octávio (PSD) têm 5% cada, e Coelho registra 4%.
Pesquisa
A sondagem foi realizada entre os dias 6 e 8 de dezembro, com 1.200 entrevistas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.